Postagem em destaque

Visita a Gerência de Fomento à Agroindústria da SEAGRO

24/02/25 A reunião foi com a nova gerente da área de Agroindústria da SEAGRO, a Dra Ana Gabriella Bolett...

Oficina sobre o S.I.M no SENAI ressalta a importância do serviço

O S.I.M inspeciona, registra e fiscaliza a produção e a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos cárneos, pescados, leite, ovos, mel e derivados, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando os produtos com selo de garantia. O Serviço também incentiva as pequenas empresas e os empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-se em microempresários da área urbana e rural e oferecendo, aos consumidores, alimentos com qualidade e segurança garantidos. De acordo com o Coordenador Regional para Implantação dos Serviços de Inspeção Municipal no Território Nordeste, o médico veterinário Pericleon A. Rocha, "o Ruraltins é o maior interessado na implantação e regularização do S.I.M em todos os municípios, principalmente, no Território Nordeste que é composto por 14 municípios que vai de Pedro Afonso a Filadélfia. No Território tem acontecido alguns eventos voltados para informação e esclarecimento para os gestores e produtores sobre a importância do Serviço para Saúde Pública e para economia local. Tanto sim, que no dia 30 de novembro em Santa Maria acontecerá o Seminário sobre Cadeias Produtivas e o assunto principal será o S.I.M."
O SIM possibilita condições para que o pequeno produtor saia da clandestinidade e ofereça um produto de qualidade à população, gerando o desenvolvimento do comércio local e movimentando a economia do município. A certificação possibilita, ao agricultor, a oferta dos alimentos no mercado consumidor e o habilita para a comercialização de seus produtos para os programas do governo Federal, como Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar. 
O secretário da Seagro, Clemente Barros, falou sobre a importância da parceira com o Senai e outras instituições, que objetivam contribuir com o desenvolvimento do setor agroindustrial dos municípios e destacou o crescimento do SIM nos últimos anos. “Em 2011, apenas sete municípios do Tocantins possuíam o SIM. Graças ao empenho do Governo do Tocantins com o Programa de Apoio à Implantação do SIM, executado pela Seagro, por meio da Gerência de Fomento à Agroindústria da Secretaria da Agricultura, atualmente são cerca de 100 municípios tocantinenses com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com lei criada e decretos regulamentados. Queremos alcançar em breve os 139 municípios”, explicou.
Na ocasião, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros; e a diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Márcia Rodrigues Paula; assinaram o Termo de Cooperação Técnica para troca de informações entre as instituições, objetivando o fomento ao Serviço de Inspeção Sanitária.
A capacitação abordou temas direcionados para a inspeção. As palestras foram ministradas por profissionais da Gerência de Fomento à Agroindústria da Seagro.  A proposta foi qualificar inspetores e agentes sanitários, cerca de 100 pessoas participaram da 2ª etapa de capacitações de 2017, do Serviço de Inspeção Sanitária Municipal (SIM), que ocorreu na sexta-feira, 17, em Palmas. O evento teve a participação de 54 municípios, com presença de produtores rurais, presidentes de associações, secretários municipais, como o de Pedro Afonso, Albino Mazzola, diretores, veterinários, agentes da vigilância sanitária e  de inspeço como a Domingas de Pedro Afonso.