Postagem em destaque

Visita a Gerência de Fomento à Agroindústria da SEAGRO

24/02/25 A reunião foi com a nova gerente da área de Agroindústria da SEAGRO, a Dra Ana Gabriella Bolett...

Seminário em Santa Maria: incentiva produtores e abre novos horizontes

O evento contou com a presença de mais de 100 pessoas inscritas, só no turno da manhã, sendo a grande maioria produtores rurais. De acordo com os participantes, o evento superou todas as expectativas com muita informação, sugestões e orientações técnicas por parte dos palestrantes. Estiveram presentes o prefeito, a vice, os secretários da agricultura e meio-ambiente, da educação, da saúde, presidentes das associações do Cartucho de Goiatins, da Baronesa, da Água Fria dentre outras, além do presidente da COOPERFRUTO, Sebastião Viana, e seus cooperados, presidente do sindicato de Recursolândia, produtores da região além do secretário da agricultura de Pedro Afonso, Albino Mazzola, e sua equipe de engenheiros agrônomos.
O prefeito Itamar Barrachini abriu o evento falando da importância do desenvolvimento das Cadeias Produtivas no Território Nordeste, além de ressaltar a importância do Ruraltins, O secretário da Agricultura, Hernandes Bequiman, citou algumas ações feitas em prol dos agricultores familiares.
A primeira palestra foi com o Zootecnista do IFTO, Clauber Rosanova, que falou na importância de se ter uma agropecuária sustentável e focando na vocação natural do município. Logo após, o gerente Mark Anderson do BASA falou sobre as linhas de crédito para o produtor rural e a negociação de dívidas. Em seguida o Delegado da ADAPEC, Aldo Soares, falou sobre a defesa animal, a necessidade da inspeção sanitária para garantir a inocuidade dos produtos de origem animal e do combate a clandestinidade.
À tarde, o evento foi aberto pelo gerente de empreendedorismo do Ruraltins, Adenieux Rosa, que falou da importância do Compra Direta para economia local e para fortalecimento da agricultura familiar. A supervisora da ULES de Pedro Afonso, Gracilene Freitas, falou sobre as ações desenvolvidas, das entidades beneficiadas e um caso de sucesso, que foi o produtor Antônio que investiu e conseguiu melhorar sua renda através do programa e elogiou bastante o órgão. Na sequência, o zootecnista e proprietário da Zoofértil, Maurício Bassani, mostrou como modificar a realidade no campo com a palestra Pobreza versus Riqueza rural, que mexeu com a sensibilidade e com a autoestima dos produtores e técnicos. O coordenador do Território, Pericleon A Rocha, abordou sobre a necessidade do serviço para que o município se desenvolva e cresça. Por último, houve a rodada de perguntas aos palestrantes e a solicitação do gestor ao Ruraltins, solicitando um Extensionista para o município, o documento foi recebido pelo Diretor de Empreendedorismo. "O balanço do evento foi super positivo, mostramos que é possível empreender com sucesso com os produtos da agricultura familiar que fazem parte da cadeia produtiva do município e do Território. O objetivo é fazer em cada município do Território ações que visem o fortalecimento do associativismo e do cooperativismo, empoderamento territorial, fortalecimento das cadeias produtivas e implantação do Serviço de Inspeção de forma correta, visando a qualidade sanitária e a comercialização dos produtos de origem animal no PAA e no PNAE", afirmou o coordenador do Território para implantação do SIM do Ruraltins e presidente da comissão de meio-ambiente do CRMV-TO, o médico veterinário Pericleon A. Rocha.