Postagem em destaque

Ministério Público Estadual discutiu com a Prefeita e demais órgãos sobre o novo TAC para o Matadouro Municipal

No dia 17/12/2024 , às 9h, houve uma reunião no Gabinete da Prefeita, Maria Aparecida, sobre a INTERDIÇÃO do Matadouro Municipal, participa...

I Encontro da Piscicultura do Território Nordeste


O I Encontro da Piscicultura do Território Nordeste será no município de Itacajá, na Câmara de Vereadores, às 14 h. O engenheiro de pesca, Renan Sousa, falará sobre o Censo da Piscicultura e tirará duvidas dos piscicultores da região. "Creio que será o momento para que os piscicultores possam saber mais sobre o Censo e melhorar sua criação de peixes", comentou Peri Rocha.
O Censo teve início em outubro do ano passado, e  tem por objetivo dá formalidade aos piscicultores, fomentar e difundir toda a cadeia da piscicultura no estado, além de disponibilizar dados concretos e cofiáveis como subsídios, tanto para o estado quanto para as empresas privadas e demais instituições interessadas no setor.
 “O trabalho para a realização do Censo, é longo, requer tempo e disponibilidade. Todo levantamento para saber onde estão as pisciculturas, é feito por meio de imagem de satélite, disponibilizadas pela Embrapa, via cadastro feito pelo Ruraltins, nos municípios. Já visitamos mais de 1.300 propriedades e aplicamos até o momento, aproximadamente 500 questionários. Sabemos que o número de piscicultores no estado é grande e muitas vezes encontramos as porteiras fechadas”, comentou Andrey, destacando que os dados serão fundamentais e importante ferramenta para quem está iniciando a criação e deseja investir ainda mais na produção, como também para os que já possuem uma maior área em produção. “Todas as atividades visam incentivar a produção e a busca de uma melhor colocação do estado, no ranking nacional de produção de pescado”.
Para José Coutinho, piscicultor na zona rural de Palmas, que atua na área de indução e reprodução de aproximadamente quatro milhões de alevinos por ano, especialmente das espécies nativas da região amazônica, o trabalho que o Ruraltins vêm realizando é de grande importância para todos os piscicultores e para a cadeia produtiva como um todo.
“O trabalho do censo é essencial para poder mapear todas as áreas, verificar de fato o número de produtores existente, o que estamos fazendo, além de avaliar o nível de tecnologia utilizada. Isso tudo facilitará o nosso trabalho, como também o próprio Ruraltins e as outras instituições interessadas”, comentou o piscicultor José Coutinho
Ranking
O Tocantins hoje, em se tratando de produção, ocupa o 15º lugar no ranking nacional. A expectativa é que o estado possa configurar entre os cinco maiores produtores do País, nos próximos 10 anos. Assim, o censo marca o início dessa estratégia de fortalecimento do setor.
Parcerias
Para a realização das atividades, o Ruraltins conta ainda com a parceria da Embrapa, que disponibilizou as imagens para o sensoriamento remoto e da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, que além de disponibilizar os recursos necessários, fará também a tabulação final e análise das informações coletadas. Todos os dados serão disponibilizados posteriormente e publicados nas redes sociais e por meio de revista técnica. 
Fonte: Site do Ruraltins